terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cidades em Transição é tema de debate na Troca de Saberes da Semana do Fazendeiro/UFV

Folder distribuído aos participantes da Troca de Saberes
O movimento “Cidades em Transição” foi tema de debate durante a 83ª. Semana do Fazendeiro que aconteceu em Viçosa, no último mês de julho. A Semana do Fazendeiro é promovida pela Universidade Federal de Viçosa - UFV desde 1929, e é considerada a primeira atividade extensionista desenvolvida por uma Universidade brasileira. Na extensa programação da Semana acontece a Troca de Saberes. Uma ação que propicia aos participantes o compartilhamento de conhecimentos, tradições e descobertas. Reunidos em instalações pedagógicas distribuídas pelo campus universitário e organizados em grupos temáticos, os participantes podem apresentar e discutir suas experiências.
Uma das instalações pedagógicas da Troca de Saberes foi dedicada ao movimento Cidades em Transição. Contou com a participação de 12 pessoas. “Foi algo dentro do que no movimento chamam de Transition Talk,  um debate  sobre os pontos chaves, os princípios e reconhecimentos para a transição”, explica o professor e coordenador do curso de Arquitetura da UFV, Roberto Goulart, membro do ISAVIÇOSA, facilitador da instalação.
Reconhecimentos e princípios do movimento
Ao final do debate os participantes deixaram sugestões de ações para fortalecimento do movimento Viçosa em Transição, que foram: hortas comunitárias; sensibilização sobre consumo consciente; gerar energia solar; trocar asfalto por calçamento permeável; divulgar melhor os eventos, como as feiras de trocas; sensibilizar (encantar) a população com a imagem de um mundo melhor; mais áreas verdes; acompanhar as ações dos políticos; oficinas de reciclagem - catadores e artesãos; educação ambiental nas escolas (ênfase para os jovens e crianças).

Viçosa em Transição participa do Encontro Nacional das Cidades em Transição, na Rio+20

A iniciativa Viçosa em Transição marcou presença na Rio +20, no 1º. Encontro Nacional do Movimento Cidades em Transição.
O encontro aconteceu na Cúpula do Povos – Aterro do Flamengo, na tenda do Gaia Home e contou com a presença de representantes de iniciativas de transição de todas as regiões do país. O encontro foi muito positivo, pois proporcionou aos participantes conhecerem as ações realizadas nas cidades, bairros ou comunidades de cada iniciativa; trocar experiências; buscar novas ideias.

Representantes das iniciativas de transição presentes no 1o. Encontro Nacional - Cúpula dos Povos - Rio +20