domingo, 13 de setembro de 2015

Educação Gaia Viçosa - inscrições abertas

Curso Educação Gaia em Viçosa– Educação para Sustentabilidade

O Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com a organização internacional Gaia Education, juntamente com o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) e outras instituições e iniciativas parceiras, convida toda a comunidade para participar do curso de extensão Gaia Viçosa – Educação para Sustentabilidade.

Educação Gaia Viçosa é um curso baseado no currículo de Educação para o Design de Ecovilas (EDE), da Gaia Education (Educação Gaia). Oferecido atualmente em mais de 30 países, nos cinco continentes, sempre adaptado a cada realidade local, o programa foi desenvolvido por educadores de diferentes origens e culturas, com base nas experiências bem sucedidas de ecovilas, comunidades sustentáveis e instituições de educação em todo o mundo.  Visa, de uma forma ativa, holística e participativa, inspirar e capacitar agentes de mudança para o planejamento e construção colaborativa de processos de transição para a sustentabilidade.

O objetivo principal do Gaia Viçosa é potencializar iniciativas sustentáveis em nossa região, articulando e promovendo trocas entre as experiências e estratégias de ecovilas, experiências de educação ambiental, e experiências populares de agroecologia e movimentos sociais, através da formação de uma comunidade de aprendizagem e práticas. 

O programa prevê quatro etapas ou encontros presenciais de uma semana, cada um deles com ênfase em uma das dimensões da sustentabilidade: Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo. O participante pode optar por fazer uma ou mais etapas, ou o programa todo.

Educação Gaia Viçosa é aberto a todos os interessados, e não exige nenhum pré-requisito, titulação ou diplomação anterior.


Ao final do programa, os participantes terão trabalhado no planejamento e redesenho de suas comunidades, iniciativas, projetos ou organizações, visando a sustentabilidade e justiça social, através da aplicação local de soluções e tecnologias apropriadas.

Inscrições  e outras informações
As inscrições já estão abertas.  A primeira etapa – Dimensão Social – acontece de 10 a 16 de outubro/2015, por isso é muito importante que os interessados se inscrevam o quanto antes, contribuindo assim para a qualidade de organização do evento.
Maiores informações sobre o curso, educadores, programa, formulário de inscrição estão disponíveis no site: www.gaiavicosa.wix.com/gaiavicosa
Ou podem ser solicitadas através do email: gaiavicosa@gmail.com

Realização e Apoio
As instituições responsáveis pela organização e realização do Gaia Viçosa são: Gaia Education; Departamento de Educação - Universidade Federal de Viçosa; Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA); Saúde Integral em Permacultura (Sauípe);Organização Cooperativa de Agroecologia da Zona da Mata (OCA – Z M).

O curso tem ainda como apoiadores: GEN (Rede Nacional de Ecovilas), Sítio Lotus, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares  da UFV (ITCP), Programa Teia de Extensão da UFV, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH– UFV), Pró-Reitoria de Extensão e Ensino (PRE/UFV), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UFV)  e  Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). 


sábado, 12 de setembro de 2015

Sistema de plantio de água já está em pleno funcionamento

Roda dos participantes do curso Plantio de Água
No fim de semana dos dias 22 e 23 de agosto, o ISAVIÇOSA promoveu o curso Plantio de Água e Manejo de Bacias Hidrográficas. O curso foi realizado na sede rural do Instituto, no Palmital, zona rural de Viçosa. De acordo com as avaliações feitas pelos organizadores, educadores e participantes, o curso teve um resultado muito positivo, de forma geral.

O curso totalizou 45 inscrições, constituindo uma comunidade de aprendizagem bem diversa, composta por agricultores, estudantes, professores, técnicos, profissionais, proprietários rurais, da região de Viçosa bem como de outras regiões do país.

Aula prática - implantação do sistema de plantio de água
Dentre os participantes, estiveram presentes representantes das seguintes instituições: ISAVIÇOSA, Sítio Jaqueira Agroecologia, Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xaua, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa - SAAE, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, Organização Cooperativa de Agroecologia da Zona da Mata - OCA, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata - CTA-ZM, Associação Comunitária do Paraíso, Mutirão Ciranda, Saúde Integral em Permacultura - SAUÍPE, GT Água-UFV, Empresa Jr. de Engenharia Florestal, Rede Raízes da Mata, Grupo Apêti de Agroflorestas, Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica - GAO, OSCIP Amigos de Iracambi, Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz/ES, Escola Familiar Agrícola - EFA de Camões - Sem Peixe/MG, EFA Puris de Araponga/MG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rio Pomba-MG.

Sistema de plantio de água - Palmital
Foram dois dias de atividades intensas, entre aulas teóricas e atividades práticas, onde os participantes puderam não só aprender, mas também implementar, em campo, as técnicas de plantio de água. Um dos encaminhamentos que emergiu ao final do curso, em atividade avaliativa, foi a decisão de se formar, localmente, a Rede de Plantadores de Água.

No feriado do dia 7 de setembro, os plantadores de água se encontraram novamente no Sítio Palmital para finalizar o acabamento de algumas caixas secas e puderam comprovar a eficiência do sistema implantado. Das nove caixas construídas durante o curso, quatro já estavam cheias de água captada da chuva da noite anterior (Veja nas fotos). Toda essa água, que soma aproximadamente 35 mil litros, seria perdida pelo escoamento superficial e agora servirá para recarregar nascentes da bacia do ribeirão São Bartolomeu, contribuindo para o abastecimento de água da cidade.
Com as primeiras chuvas, o sistema já demonstra resultados


Mais informações sobre o curso e próximas atividades podem ser solicitadas pelo email: isavicosa@isavicosa.org


Agradecimentos:

O curso Plantio de Água e Manejo de Bacias Hidrográficas foi uma iniciativa do ISAVIÇOSA, cuja realização e sucesso só foi possível através da participação de cada um dos inscritos, bem como do apoio das instituições parceiras: Projeto Plantadores de Água, Camiseta Indiana, COEDUCAR, Arte Livros, Vivenda Naturales, CTA, Florestal Jr., Boca Viçosa, Prefeitura Municipal de Viçosa, AmeViçosa e Fratevi. A quem, em nome do ISAVIÇOSA e da Rede Plantadores de Água, agradecemos.  Agradecemos também ao Jornal Tribuna Livre pela divulgação do curso e à Cozinha Consciente, responsável pelo preparo de toda a alimentação dos participantes nos dias do curso. 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Curso de Plantio de Água e Manejo de Bacias Hidrográficas



O Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) promove, nos dias 22 e 23 de agosto de 2015, o curso Plantio de Água e Manejo de Bacias Hidrográficas.

Para se inscrever, clique aqui

Através de atividades de caráter social, cultural, técnico e científico, o ISAVIÇOSA busca contribuir para a construção de soluções criativas e locais para os desafios e problemas socioambientais da atualidade. Ao promover este curso o ISAVIÇOSA pretende contribuir na difusão de práticas sustentáveis de uso da terra e da água, tornando-as acessíveis a agricultores, estudantes e profissionais da área que atuam na região de Viçosa e entorno.

O curso acontece no Sítio Palmital, zona rural de Viçosa e será facilitado por Newton Campos e Davi Salgado de Senna.  


As inscrições já estão abertas, o investimento para participação é de R$180,00 (cento e oitenta reais), inclui alimentação, material didático e certificado. O número de vagas é limitado.

Sobre os facilitadores:
Newton Campos é agricultor, educador ambiental, técnico agrícola, proprietário gestor do Sítio Jaqueira Agroecologia e presidente da Associação de Plantadores de Água (PLANT`ÁGUA). Trabalha há mais de 30 anos com plantio de água e temas relacionados a bacias hidrográficas, recuperação de nascentes e matas ciliares, utilizando diversas técnicas de conservação do solo e da água. 

Davi Senna é  engenheiro florestal, educador ambiental, coordenador geral do Projeto Plantadores de Água. Atua há 10 anos na bacia hidrográfica do Rio Itapemirim e entorno da Serra do Caparaó, membro do Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa, desenvolvendo projetos de extensão rural agroecológica, planejamento e diagnóstico participativo.

Programação:
Dia:  22/08 sábado
7:00 às 8:00 – Café da manhã 
8:00 às 12:00 -  Abertura, apresentação das experiências do plantio de água no Sítio Jaqueira - ES e conceitos e técnicas utilizadas para o plantio de água. 
12:00 às 13:30 - Almoço  
13:30 às 17:30 - Atividades práticas (Leitura e interpretação da microbacia local e planejamento do plantio de água)
17:30 às 18:30  - Jantar   

Dia:  23/08 Domingo
7:00 às 8:00 – Café da manhã 
8:00 às 12:00 - Atividades práticas (implantação de técnicas de plantio  de água)
12:00 às 13:30 - Almoço  
13:30 às 16:30 - Atividades práticas (implantação de técnicas de plantio de água)
16:30 às 17:30  - Avaliação, encerramento e entrega de certificado   

Para mais informações solicite enviando email para:  isavicosa@isavicosa.org 
Por telefone, ligue:  (31) 9505-1698 ou (31) 9912-2451.

Ficha de inscrição: clique aqui.



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Conhecendo as nascentes do São Bartolomeu

Crianças visitam a primeira nascente do ribeirão São Bartolomeu

Na última quarta-feira, dia 1º. de julho, a equipe do ISAVIÇOSA recebeu a turma do 2º ano do ensino fundamental, da professora Adriana Oliveira, da escola COEDUCAR de Viçosa, para uma visita ecotécnica ao Sítio Palmital. As crianças vieram acompanhadas da professora e também da professora de laboratório de Ciências, Beth Andrade.

O objetivo da visita foi de complementar e buscar respostas para algumas indagações que surgiram na turma durante o desenvolvimento do projeto “Água”,  que trabalharam nesse primeiro semestre. A principal curiosidade das crianças era saber de onde vem a água que sai nas torneiras de suas casas. Já sabiam que era capitada do ribeirão São Bartolomeu, mas queriam conhecer a nascente deste rio e entender como ele é formado.


As crianças passaram a tarde no Sítio. Além de conhecer a nascente, puderam aprender um pouquinho sobre as matas ciliares e a importância destas para a conservação dos rios, conversaram sobre o ciclo hidrográfico e a formação das bacias e dos lençóis freáticos; e  participaram ainda de um plantio de mudas às margens da nascente vivenciando a experiência de ser um “plantador de água”. 



Turma do 2o ano fundamental, escola COEDUCAR, professora Adriana Oliveira