segunda-feira, 14 de maio de 2018

Curso Regional de Plantio Água em Belisário-MG


Nos próximos dias 25 e 26 de maio, Felipe Senna, integrante da equipe técnica do ISAVIÇOSA, participa como facilitador do Curso Regional de Plantio de Água, em Belisário, distrito de Muriaé, Minas Gerais.


A escassez de água tem se tornado cada vez mais um problema presente na nossa realidade. Nascentes secando, riachos desaparecendo... A mineração ameaçando nossos recursos hídricos... e nós, o que podemos fazer pra mudar isso??

Você já ouviu falar em plantar água? Tem ideia do que é isso? Se você está no distrito de Belisário - Muriaé /MG ou no entorno, venha fazer o Curso Regional de Plantio e saiba mais como podemos cuidar das águas da nossa região...

O que é Plantio de Água?
O plantio de água é uma tecnologia social que visa a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais, tendo por base os conceitos de bacias e sub-bacias hidrográficas e utilizando a combinação de técnicas capazes de ampliar a quantidade e a qualidade de água por meio de maior captação de água da chuva, redução da erosão e enxurradas e maior infiltração de água de chuva no solo. Somam-se a isto ações integradas de educação ambiental, visando a multiplicação e replicação da tecnologia a fim de promover mudanças de atitude quanto a gestão dos recursos hídricos, a valorização de ações comunitárias e as relações de vizinhança em comunidades rurais.


Informações sobre o curso: (32) 98493-6681 - Arielle


Este curso é uma realização da Rede Nós de Água em parceria com as ONGS Iramcambi e ISAVIÇOSA. 

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Seminário "Cultivando a Agroecologia no Rio Doce"


No último dia 28 de abril, foi realizado em Gesteira, Barra Longa/MG, o Seminário Cultivando a Agroecologia no Rio Doce. A realização desse Seminário é uma das ações do Projeto "Rio Doce: Cultivando Agroecologia" do qual o ISAVIÇOSA é parceiro e integra a equipe de facilitadores. 
Durante o seminário, vários atores de Universidades, comitês de bacia, atingidos, Ministério Público Federal e Estadual, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - SEDA, Movimento dos Atingidos por Barragens- MAB, Escola Família Agrícola (EFA) Paulo Freire, Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social - AEDAS, Cáritas e participantes de grupos de Agroecologia da Zona da Mata mineira estiveram presentes.
No encontro, foram apresentadas as ações que serão realizadas, com o protagonismo dos agricultores e agricultoras, nas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.  
Acompanhem as próximas atividades e participem! 
Água e energia não são mercadorias!

Mais informações: clique aqui 

Fotos: Vinícius Rena