segunda-feira, 30 de agosto de 2021

"Luta Pela Vida" continua




Em resposta ao chamado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, através do manifesto LEVANTE PELA TERRA (https://apiboficial.org), lideranças indígenas e representantes de diferentes tradições religiosas estiveram reunidos no último dia 25 de agosto, rezando, cantando e se manifestando por justiça aos nossos irmãos e irmãs indígenas brasileiros. 

O Ato Inter-Religioso foi realizado em frente ao Supremo Tribunal Federal, em conexão ao vivo com a Holanda, onde irmãos e irmãs estiveram em oração, em frente ao Palácio da Paz em Haia, sede da Corte Internacional de Justiça.

Em união, reafirmamos nosso apoio a este ESTADO PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO INDÍGENA, mostrando que estamos conscientes dos ataques que os povos indígenas sofrem.

Algumas imagens da mobilização disponibilizadas pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil): 

 

 






De acordo com o site www.apiboficial.org , em plenária, os 6 mil indígenas presentes no acampamento “Luta Pela Vida”, decidiram manter a mobilização, de forma permanente, em Brasília e nos territórios em todo país, até o julgamento do Marco Temporal. Em memória a seus ancestrais e encantados, em defesa de seus corpos, terras e territórios, identidade e culturas diferentes, reafirmam a mobilização em defesa da vida.

Os indígenas encontram-se mobilizados na capital federal, desde o domingo 22 de agosto. De acordo com a APIB, um dos motivadores da decisão de estender a mobilização é o início do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a questão do “marco temporal” das demarcações de Terras Indígenas. A sessão foi suspensa por falta de tempo, na quinta-feira, 26, após a leitura do relatório inicial do ministro Edson Fachin. O presidente da Corte, Luiz Fux, garantiu que o julgamento será retomado na quarta-feira, dia 1º de setembro.

“A nossa história não começou em 1988, e as nossas lutas são seculares, isto é, persistem desde que os portugueses e sucessivos invasores europeus aportaram nestas terras para se apossar dos nossos territórios e suas riquezas”, assegura o Movimento Indígena. Também, asseguram seguir “resistindo, reivindicando respeito pelo nosso modo de ver, ser, pensar, sentir e agir no mundo”.

Fonte: https://apiboficial.org/2021/08/27/mobilizacao-permanente-indigenas-seguem-em-luta-na-capital-federal-e-nos-territorios/

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

LEVANTE PELA TERRA


 

ATO INTER-RELIGIOSO INTERNACIONAL EM APOIO AOS POVOS INDÍGENAS

‼️25 de agosto de 2021‼️

Em resposta ao chamado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, através do manifesto LEVANTE PELA TERRA (https://apiboficial.org), iremos nos unir rezando, cantando e nos manifestando por justiça aos nossos irmãos e irmãs indígenas brasileiros.

Estaremos reunidos em frente ao Supremo Tribunal Federal com lideranças indígenas e diversas tradições religiosas para celebrar um ato inter-religioso. Em conexão ao vivo com a Holanda, onde irmãos e irmãs estarão em oração, em frente ao Palácio da Paz em Haia, sede da Corte Internacional de Justiça.

Em união, reafirmamos nosso apoio a este ESTADO PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO INDÍGENA, mostrando que estamos conscientes dos ataques que os povos indígenas sofrem.


PARTICIPE DIA 25/8 - 10h (brt)

PRESENCIALMENTE: Em frente ao STF - Brasília

ON-LINE PELO ZOOM:

https://us02web.zoom.us/j/84836965942?pwd=ZjVnUXFleEFXNElYS09VOWIxdGk0QT09

 

----------------------------------

INTERNATIONAL INTER-RELIGIOUS ACT IN SUPPORT OF INDIGENOUS PEOPLES

‼️August 25, 2021‼️

In response to the call of the Articulation of Indigenous Peoples of Brazil - APIB, through the manifesto LEVANTE PELA TERRA (https://apibofficial.org), we will unite praying, singing and asking for justice to our Brazilian indigenous brothers and sisters.

We will meet in front of the Federal Supreme Court with indigenous leaders and different religious traditions to celebrate an inter-religious act. In live connection with the Netherlands, where brothers and sisters will be in prayer, in front of the Peace Palace in Haia, headquarters of the International Court of Justice.

In union, reaffirming our support for this PERMANENT STATE OF INDIGENOUS MOBILIZATION, showing that we are aware of the attacks that indigenous peoples suffer.


PARTICIPATE 8/25 - 10am (brt)

ZOOM PLATAFORM:

https://us02web.zoom.us/j/84836965942?pwd=ZjVnUXFleEFXNElYS09VOWIxdGk0QT09

 

--------------------------------

ACOMPANHE PELOS CANAIS

https://www.youtube.com/canaljagube

https://www.youtube.com/radiojagubetv

https://www.facebook.com/santodaimeiceflu

https://www.facebook.com/canaljagube

https://www.facebook.com/RadioJagube

https://www.facebook.com/URI-Brasil-109401544258187

https://www.facebook.com/URI-Bras%C3%ADlia-Iniciativa-das-Religi%C3%B5es-Unias-645939938816196

https://www.facebook.com/renadir.br