quinta-feira, 12 de julho de 2012

Viçosa em Transição realiza Feira de Trocas na praça, no centro de Viçosa

Produtos diversos são trocados pelos visitantes, na Feira de Trocas
No dia 17 de junho, a praça central de Viçosa foi palco de uma grande festa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (que na verdade foi no dia 05 de junho, véspera de feriado e por isso teve a comemoração adiada para dia 17, em Viçosa). A festa promovida pelo SAAE-Viçosa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), contou com a participação de várias instituições, entidades e ONGs de Viçosa.
A participação do ISAVIÇOSA se deu através do Viçosa em Transição. A iniciativa, da qual o instituto faz parte, promoveu uma Feira de Trocas na praça. A população viçosense compareceu ao evento e se mostrou muito interessada na prática de economia solidária. Inúmeras pessoas vieram à tenda do Viçosa em Transição, tanto para realizar trocas, quanto para obter mais informações sobre o movimento e também para cadastrar-se para receber informações sobre feiras e ações futuras.

Crianças praticam economia solidária trocando brinquedos.

O que é Viçosa em Transição?
Viçosa em Transição é uma das iniciativas do movimento Cidades em Transição, ou Transition Towns. Este movimento nasceu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo. Hoje se faz presente em mais de 20 países.  Já são mais de 8.000 Iniciativas de Transição (em cidades, bairros e até ilhas) – entre elas Viçosa em Transição -  e 300 cidades oficiais preparando-se para a Transição. 
O movimento trabalha para transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes de combustíveis fósseis, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.  As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para a transição para a sustentabilidade.  Com uma visão realista e positiva do futuro, acreditam na ação transformadora de indivíduos e instituições, através do redesenho conjunto  de comunidades para um futuro resiliente e com base local.
Em Viçosa, o movimento iniciou-se em abril de 2011, através do primeiro treinamento com os facilitadores May East e Marcelo Todescan. O Treinamento teve como proponentes a Rede Transição Brasil, ISAVIÇOSA, Sauipe e Programa Teia )da UFV) e foi realizado com o apoio do CNPq, SAAE e Departamento de Arquitetura da UFV.
Vários grupos, representantes de comunidades e instituições participaram do treinamento. Desde então estes grupos vieram realizando algumas ações pontuais e no último mês de junho se juntaram novamente para a realização da Feira de Trocas na praça. A Feira de Trocas é uma das ações propostas pelo movimento por ser uma prática que se baseia nos princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.
Na Feira de Trocas não há circulação de dinheiro, de moeda convencional, nada é comprado ou vendido, tudo é trocado. Cada pessoa que participa leva produtos para trocar, como alimentos (geralmente de agricultura familiar ou caseiros), artesanato, produtos naturais, ou pertences e objetos (roupas, brinquedos, jogos, livros, cds, bijuterias).  Serviços como aula de inglês, manicure, massagem, marcenaria, pintura, e outros, também são oferecidos nas trocas.
Saiba mais sobre Cidades em Transição em: www.transitionbrasil.ning.com
Sobre Viçosa em Transição em: www.vicosaemtransicao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário