quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Em novembro, ISAVIÇOSA promove curso de Bioarquitetura


É com grande satisfação que o ISAVIÇOSA promove o Curso de Bioarquitetura - Construção de uma cabana ecológica - em Viçosa, no próximo mês de novembro.
A Bioarquitetura é a arquitetura em equilíbrio com o meio ambiente e usuário, através da utilização de diretrizes construtivas sustentáveis para redução dos impactos ambientais. Assim a bioarquitetura busca utilizar materiais ecológicos, econômicos, duráveis e locais; tecnologias sustentáveis, simples e eficientes; eficiência energética dos ambientes; fontes de energia renovável; utilização da água da chuva, tratamentos e reutilização das águas descartadas; beleza estética e harmônica. Com estes cuidados a arquitetura ecológica sempre proporciona conforto e saúde aos usuários, além do respeito ao meio ambiente.
O curso “Construção de uma cabana ecológica” será facilitado pela arquiteta e urbanista Gabriela Dias Mendes. Gabriela trabalha com arquitetura ecológica há 10 anos, desenvolvendo projetos sustentáveis e cursos de bioarquitetura. Atualmente é sócia-fundadora do escritório TAIPA Arquitetura Ecológica, localizado em Brasília e cooperada da Ecooideia (Cooperativa de serviços ambientais e tecnologia sociais). Através dos cursos e projetos, desenvolve estudos, pesquisas e práticas na área de materiais e tecnologias sustentáveis. Há seis anos desenvolve a construção de um laboratório experimental, buscando testar, resgatar e aprimorar tecnologias ecológicas.
O curso será imersivo, com duração de quatro dias. Para solicitar maiores informações envie email para isavicosa@gmail.com.
Ressaltamos que é um curso bem especial, diferenciado, dinâmico e completo, pois integra o conhecimento de várias tecnologias de bioconstrução numa mesma oportunidade. O participante, além de aprender a construir a cabana ecológica, leva consigo o projeto da casinha para multiplicá-la onde e quantas vezes quiser.
Esperamos que tod@s animem-se e possam participar!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cidades em Transição é tema de debate na Troca de Saberes da Semana do Fazendeiro/UFV

Folder distribuído aos participantes da Troca de Saberes
O movimento “Cidades em Transição” foi tema de debate durante a 83ª. Semana do Fazendeiro que aconteceu em Viçosa, no último mês de julho. A Semana do Fazendeiro é promovida pela Universidade Federal de Viçosa - UFV desde 1929, e é considerada a primeira atividade extensionista desenvolvida por uma Universidade brasileira. Na extensa programação da Semana acontece a Troca de Saberes. Uma ação que propicia aos participantes o compartilhamento de conhecimentos, tradições e descobertas. Reunidos em instalações pedagógicas distribuídas pelo campus universitário e organizados em grupos temáticos, os participantes podem apresentar e discutir suas experiências.
Uma das instalações pedagógicas da Troca de Saberes foi dedicada ao movimento Cidades em Transição. Contou com a participação de 12 pessoas. “Foi algo dentro do que no movimento chamam de Transition Talk,  um debate  sobre os pontos chaves, os princípios e reconhecimentos para a transição”, explica o professor e coordenador do curso de Arquitetura da UFV, Roberto Goulart, membro do ISAVIÇOSA, facilitador da instalação.
Reconhecimentos e princípios do movimento
Ao final do debate os participantes deixaram sugestões de ações para fortalecimento do movimento Viçosa em Transição, que foram: hortas comunitárias; sensibilização sobre consumo consciente; gerar energia solar; trocar asfalto por calçamento permeável; divulgar melhor os eventos, como as feiras de trocas; sensibilizar (encantar) a população com a imagem de um mundo melhor; mais áreas verdes; acompanhar as ações dos políticos; oficinas de reciclagem - catadores e artesãos; educação ambiental nas escolas (ênfase para os jovens e crianças).

Viçosa em Transição participa do Encontro Nacional das Cidades em Transição, na Rio+20

A iniciativa Viçosa em Transição marcou presença na Rio +20, no 1º. Encontro Nacional do Movimento Cidades em Transição.
O encontro aconteceu na Cúpula do Povos – Aterro do Flamengo, na tenda do Gaia Home e contou com a presença de representantes de iniciativas de transição de todas as regiões do país. O encontro foi muito positivo, pois proporcionou aos participantes conhecerem as ações realizadas nas cidades, bairros ou comunidades de cada iniciativa; trocar experiências; buscar novas ideias.

Representantes das iniciativas de transição presentes no 1o. Encontro Nacional - Cúpula dos Povos - Rio +20


terça-feira, 17 de julho de 2012

Equipe do ISAVIÇOSA ministra oficina do Dragon Dreaming na próxima semana, em Visconde de Mauá/RJ

Como enfrentarmos a presente crise de nossa civilização suicida e redescobrirmos como escutar com gratidão nosso chamando interno pela vida? Precisamos liberar vitalmente o poder de nossa criatividade para buscarmos soluções que favoreçam a Grande Virada, de uma sociedade industrial baseada na maximização do lucro para uma que sustente a vida. Como maximizarmos nosso potencial criativo em uma escala nunca antes tentada? O Dragon Dreaming nos mostra um caminho, através de uma abordagem que libera a sabedoria coletiva  e promove a capacidade de adaptação permitindo que indivíduos, grupos, empresas, comunidades, ONGs e órgãos do governo se ajustem de forma criativa e positiva a situações de mudanças rápidas e potencialmente caóticas.

O Dragon Dreaming é um método holístico para a implementação de projetos criativos, cooperativos e sustentáveis. Aplicado há mais de 20 anos em projetos sociais, ambientais, institucionais e no planejamento estratégico participativo para projetos de desenvolvimento comunitário sustentável na Austrália, África, Papua Nova Guiné, Europa, o Dragon Dreaming está também no Brasil.  

No dia 27 de julho/2012, a equipe do ISAVIÇOSA, através do seu diretor e Dragon Dreaming Trainer, Felipe Simas realiza uma oficina de Dragon Dreaming, como parte da programação do 5o. Encontro Nossa Cultura, na Comunidade Céu da Montanha, em Visconde de Mauá(RJ).


Para saber mais sobre o método e sobre o treinador: http://dragondreaming.org

Informações sobre o Encontro Nossa Cultura, programação e como participar:
(24) 3387-2214 ou rosaguilhon@yahoo.com.br


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Viçosa em Transição realiza Feira de Trocas na praça, no centro de Viçosa

Produtos diversos são trocados pelos visitantes, na Feira de Trocas
No dia 17 de junho, a praça central de Viçosa foi palco de uma grande festa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (que na verdade foi no dia 05 de junho, véspera de feriado e por isso teve a comemoração adiada para dia 17, em Viçosa). A festa promovida pelo SAAE-Viçosa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), contou com a participação de várias instituições, entidades e ONGs de Viçosa.
A participação do ISAVIÇOSA se deu através do Viçosa em Transição. A iniciativa, da qual o instituto faz parte, promoveu uma Feira de Trocas na praça. A população viçosense compareceu ao evento e se mostrou muito interessada na prática de economia solidária. Inúmeras pessoas vieram à tenda do Viçosa em Transição, tanto para realizar trocas, quanto para obter mais informações sobre o movimento e também para cadastrar-se para receber informações sobre feiras e ações futuras.

Crianças praticam economia solidária trocando brinquedos.

O que é Viçosa em Transição?
Viçosa em Transição é uma das iniciativas do movimento Cidades em Transição, ou Transition Towns. Este movimento nasceu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo. Hoje se faz presente em mais de 20 países.  Já são mais de 8.000 Iniciativas de Transição (em cidades, bairros e até ilhas) – entre elas Viçosa em Transição -  e 300 cidades oficiais preparando-se para a Transição. 
O movimento trabalha para transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes de combustíveis fósseis, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.  As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para a transição para a sustentabilidade.  Com uma visão realista e positiva do futuro, acreditam na ação transformadora de indivíduos e instituições, através do redesenho conjunto  de comunidades para um futuro resiliente e com base local.
Em Viçosa, o movimento iniciou-se em abril de 2011, através do primeiro treinamento com os facilitadores May East e Marcelo Todescan. O Treinamento teve como proponentes a Rede Transição Brasil, ISAVIÇOSA, Sauipe e Programa Teia )da UFV) e foi realizado com o apoio do CNPq, SAAE e Departamento de Arquitetura da UFV.
Vários grupos, representantes de comunidades e instituições participaram do treinamento. Desde então estes grupos vieram realizando algumas ações pontuais e no último mês de junho se juntaram novamente para a realização da Feira de Trocas na praça. A Feira de Trocas é uma das ações propostas pelo movimento por ser uma prática que se baseia nos princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.
Na Feira de Trocas não há circulação de dinheiro, de moeda convencional, nada é comprado ou vendido, tudo é trocado. Cada pessoa que participa leva produtos para trocar, como alimentos (geralmente de agricultura familiar ou caseiros), artesanato, produtos naturais, ou pertences e objetos (roupas, brinquedos, jogos, livros, cds, bijuterias).  Serviços como aula de inglês, manicure, massagem, marcenaria, pintura, e outros, também são oferecidos nas trocas.
Saiba mais sobre Cidades em Transição em: www.transitionbrasil.ning.com
Sobre Viçosa em Transição em: www.vicosaemtransicao.blogspot.com

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Conheça as turmas que visitaram a Ecovila do Palmital no último mês!

Data: 22/06/2012 - Escola: COEDUCAR - 5o. ano - Profa.: CIDA BARROS
Projeto: NOS CAMINHOS DA AGOECOLOGIA 

Data: 21/06/2012 - Escola: COEDUCAR - 2o. período - Profa. EDNÉIA SILVA
Projeto: ÁGUA DOCE, DOCE ÁGUA


Data: 15/06/2012 - Escola: PASSO A PASSO -  Infantil 3 - Profa.: NATALIA

Data: 15/06/2012 - Escola: PASSO A PASSO -  2o. período - Profa.: MICHELLE



Data: 14/06/2012 - Escola: PASSO A PASSO - 1o. período - Profa. TAYNARA
Projeto: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO


Data: 05/06/2012 - Escola: PASSO A PASSO - 1o. e 2o. Anos - Profas. ELIZA e IVALDA
Projeto: AULA DE CAMPO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Data: 29/05/2012 - Escola: COEDUCAR - 3o. Ano - Profa.: RENATA
Projeto:  MORADIAS SUSTENTÁVEIS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Microbacia Escola recebe várias visitas em junho

Um dos projetos do ISAVIÇOSA é a Microbacia Escola.  Neste projeto oferecemos às escolas da microregião de Viçosa, bem como a estudantes universitários, um programa orientado de visitação e educação ambiental. A programação é adaptada conforme as características e faixa etária do grupo, envolvendo:
•palestras e vivências sobre gestão de bacias hidrográficas, legislação ambiental, tecnologias apropriadas, preparo de sementeiras e mudas nativas, ciclo hidrológico e importância das nascentes, destacando o papel do São Bartolomeu para o município de Viçosa;
•visita à trilha interpretativa pelas nascentes do São Bartolomeu, mostrando in loco os aspectos do ciclo hidrológico e técnicas para conservação do solo e da água;
•jogos cooperativos, atividades artísticas e vivências em grupo para sensibilização.
O presente projeto visa, através da visita à Microbacia Escola, propiciar a um maior número de crianças e jovens o acesso à educação ambiental através de uma experiência diferenciada.
Neste mês de junho, recebemos cinco turmas da escola Passo a Passo e três turmas da Coeducar. Os temas abordados com as crianças, nas visitas, foram bem diversos, de acordo com o projeto que cada turma estava estudando na escola, entre eles: ciclo da água, construções alternativas e moradias sustentáveis, agroecologia e agrofloresta, vida no campo, entre outros. Confiram nas fotos! A criançada aprendeu bastante e se divertiu muito nas visitas!







terça-feira, 12 de junho de 2012

ISAVIÇOSA - Instituto Socioambiental de Viçosa


O Instituto Socioambiental de Viçosa, ISAVIÇOSA, foi criado com a finalidade de apoiar e desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em geral, em harmonia com a preservação do meio ambiente.

A criação desta instituição é fruto da motivação de um grupo de pessoas que compartilham o reconhecimento de que é necessária e possível uma mudança cultural em busca de um modo de vida mais resiliente, que garanta a sustentabilidade das próximas gerações.

Tal mudança, em nosso entender, exige um repensar sistêmico das nossas relações sociais e com a natureza sendo necessária uma profunda mudança interior.

Neste sentido, todos os projetos por nós desenvolvidos possuem três características básicas:
       visam o crescimento pessoal de todos os envolvidos;
       buscam fortalecer o sentido de comunidade e
       são projetos em prol do florescimento da vida no planeta.