terça-feira, 18 de julho de 2017

Crianças da educação infantil visitam o Sítio Palmital


Turmas da educação infantil visitam Microbacia Escola

A tarde do dia 30 de junho foi animada, no Sítio Palmital, com a visita de 32 alunos da educação infantil do Colégio Equipe, de Viçosa, com idades entre 3 e 4 anos.  As crianças vieram acompanhadas por sete educadoras da escola, dentre elas Tatiana Reis, professora de música e inglês, que também foi a guia do passeio.

“Este bimestre, o projeto das crianças foi sobre alimentação, principalmente sobre as verduras e os legumes. Então, para enriquecer o projeto, propus uma visita ao sítio para que as crianças pudessem conhecer a horta, o pomar, o galinheiro e o curral. O galinheiro e o curral visitados ficam no sítio vizinho, mas já temos uma parceria com a proprietária que sempre nos recebe com muito carinho nessas visitas” conta Tatiana Reis que, além de professora, é também membro do Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) e acompanha voluntariamente as visitas ao Sítio Palmital. Essas visitas fazem parte do projeto de educação ambiental desenvolvido pela instituição, que é denominado “Microbacia Escola”.

A primeira atividade vivenciada pelas crianças foi alimentar os animais, dando milho às  galinhas. Depois visitaram o curral para ver as vacas e bezerros e compreender de onde vem o leite que nos alimenta e que serve para fazer tantos outros alimentos, como: iogurte, queijo, manteiga e requeijão. Andaram também pelo pomar e se deliciaram com as mexericas! Em seguida, a criançada visitou a horta e vivenciou a experiência de colher mandioca, cenoura e alho.


Chegou o momento do lanche! Antes do piquenique, todo o grupo experimentou alimentos produzidos localmente como inhame, mandioca, cenoura e água aromatizada com funcho, manjericão e alecrim. Após o lanche, uma atividade que animou e divertiu a criançada: debulhar o feijão (tirar da vagem). “Demos uma caneca para cada um debulhar. Foi muito interessante: das 32 crianças presentes só uma sabia que o feijão que comemos é a semente que fica dentro da vagem!” relata Tatiana Reis. De acordo com as educadoras acompanhantes, todos se divertiram muito e fizeram grandes descobertas durante todo o passeio. 
Crianças debulham feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário