sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Oficina de Alimentação Saudável na EFA Puris

Estudantes preparam alimentos durante oficina de alimentação saudável
O último 8 de agosto foi um dia diferente na rotina da Escola Família Agrícola Puris (EFA Puris), sediada no município de Araponga, zona da mata mineira. Renata Solar, educadora, pesquisadora, culinarista agroecológica e também integrante da equipe ISAVIÇOSA, realizou, com os estudantes do 1º ano do ensino médio, a Oficina de Alimentação Saudável.

Renata Solar e Ivanete Macedo
Ivanete Macedo, educadora da EFA, explicou como surgiu a ideia de realização dessa oficina: “Sou bolsista no PROCULTURA/UFV no projeto "Cultura popular: saberes e práticas com plantas medicinais na Escola Família Agrícola Puris", sob orientação da professora Fernanda Andrade. Em uma das atividades do projeto, aplicamos um questionário junto aos estudantes do 1º ano do ensino médio. As informações colhidas estão sendo sistematizadas no intuito de subsidiar ações da “Farmácia Viva”, que está sendo desenvolvida na escola." Ainda segundo a educadora,por meio deste questionário, foram levantadas algumas demandas de capacitação em uso das plantas medicinais e de práticas populares de auto-condução da saúde. E, para atender as demandas trazidas, planejou-se a realização de cinco oficinas, dentre elas, a de Alimentação Saudável, que foi a primeira a ser realizada, sobretudo, por ter sido a mais solicitada pelos estudantes, que se revelaram interessados em pesquisar, conhecer, aprender e experimentar hábitos alimentares mais saudáveis. 

Assim, a oficina iniciou-se na parte da manhã e se estendeu até o final da tarde. Para começar, Renata Solar facilitou uma roda de conversa com os jovens, colocando alguns temas em reflexão e debate, tais quais: hábitos, costumes e cultura alimentares; biodiversidade e agrobiodiversidade; procedência dos alimentos; alimentos locais e alimentos da época; alimentos orgânicos e agroecológicos; alimentos industrializados, dentre vários outros. 

Roda de conversa: alimentação saudável em debate

Alimentos locais: produzidos na EFA ou nas comunidades dos estudantes
Após a conversa, os estudantes foram convidados ao desafio do dia: preparar o lanche da tarde, a ser servido a toda a comunidade presente na EFA, ou seja, educandos, educadores, colaboradores e visitantes! Para cumprir tal responsabilidade, os estudantes foram divididos em quatro grupos, cujas tarefas eram organizar o preparo do cardápio e separar ingredientes, vasilhames e utensílios necessários na preparação de cada receita. O cardápio sugerido por Renata Solar trazia: pães de abóbora e de lobrobó (também conhecido como ora-pro-nóbis), pão de queijo de inhame, biscoito de massa de banana e amendoim e falso mingau de milho verde. E para acompanhar: suco verde e suco de acerola com hortelã, patês salgados (cenoura com inhame e ervas, abacate temperado) e doces (banana e abacate com cacau). 

Após a breve pausa para o almoço, chegou o grande momento de colocar literalmente a mão na massa! Foi bem divertido. Alguns pequenos incidentes de percurso, tipo muita lenha no forno de barro, o que fez com que os pães corassem rapidamente por fora e não assassem perfeitamente por dentro... Mas no geral, a boa vontade do grupo e a dedicação àquele momento trouxeram resultados positivos! Os estudantes que não participaram da oficina estranharam um pouco os “sabores diferentes” ao degustarem as iguarias, mas muitos aproveitaram a oportunidade de experimentar a diversidade e prestigiar o trabalho dos colegas!


Abaixo, mais fotos: Oficina de Alimentação Saudável - EFA Puris - 08/08/2017
















Texto e fotos: Julia Christo Brandão Timo
Assessoria de Comunicação - ISAVIÇOSA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário